Que o futebol é uma paixão nacional muita gente acredita. Mas o que ninguém duvida também é que esse esporte pode provocar mudança de vida em quem pratica. É essa experiência que vivem os alunos das escolinhas das bases do Instituto Água Viva (IAV) no Sertão do Nordeste.
Na região do Semiárido da Bahia, quatro áreas ainda contam com um reforço a mais no momento de levar mais oportunidades para crianças e adolescentes atendidos. É que nas bases de América Dourada, Miguel Calmon, Boninal e Morpará o trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJDH) através do Fundo para Infância e Adolescência (FIA).
“Atualmente, temos a parceria do FIA nos fortalecendo e ajudando ainda mais o desenvolvimento das nossas ações nessas localidades. O projeto em cada uma dessas bases comtempla aproximadamente 250 crianças de 4 a 17 anos, apenas na modalidade do futebol”, destacou Felipe Abreu, gerente do pilar de Esportes do IAV.
O Fundo para Infância e Adolescência (FIA) é um fundo público que tem como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Os recursos são aplicados exclusivamente nesta área com monitoramento dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente.
Mais detalhes sobre o FIA:
O Fundo para Infância e Adolescência (FIA) tem por sustentação legal o art. 88, inciso IV do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), constituindo-se num Fundo Especial, conforme preceitua a Lei Federal 4320/64, art. 71, sendo “produto de receitas especificadas que, por lei, se vinculam à realização de determinados objetivos ou serviços, facultada à adoção de normas peculiares de aplicação“
Os contribuintes podem fazer doações direto da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, momento em que os contribuintes podem destinar até 3% do imposto devido ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA). Neste caso, o pagamento da DARF referente à doação deve ser efetuado até o último dia útil de abril.