O artesanato sertanejo é uma expressão típica da cultura nordestina. Nos projetos do Instituto Água Viva, ele é um instrumento de geração de renda. Por isso, nós separamos 4 artefatos para você conhecer a riqueza cultural no sertão. Continue lendo e saiba mais sobre o artesanato sertanejo!
Carranca: expressão do artesanato sertanejo
Esta é uma obra típica do artesanato sertanejo! A carranca é um tipo de escultura que representa animais ou feições humanas. O artefato era muito utilizado durante o século XIX em expedições feitas no Rio São Francisco. Sua principal utilidade era enfeitar os barcos e espantar espíritos ruins.
O artesanato sertanejo é uma representação da riqueza histórica do sertão!
Renda-se a esse tecido!
A renda compõe parte representativa do artesanato sertanejo. Uma das tecelagens mais comuns é a em formato de raio, comumente vista na região de Alagoas. O tecido se desdobra em diversas peças e apaixona os turistas que passam pelo Nordeste brasileiro.
Artesanato sertanejo em barro
Quem nunca viu representações de baianas em barro? O artesanato sertanejo ganhou espaço em ambientes urbanos e rurais e se caracteriza pelas cores vibrantes utilizadas na escultura. Além das baianas, o artesanato também recria imagens de cangaceiros ou aparece na modelagem de jarros, por exemplo.
Artesanato sertanejo: areia do nordeste
Outro artesanato sertanejo típico é o que utiliza areia colorida para formar desenhos de paisagens, por exemplo. Esse tipo de artefato é muito comum no Nordeste brasileiro e pode ser encontrado em diferentes pontos turísticos.
O artesanato sertanejo é uma rica demonstração da cultura nordestina. No IAV, ele ganha mais um significado e passa a ser utilizado como fonte de renda em muitas comunidades rurais nordestinas visitadas por nós. Quer saber mais? Participe de nossos projetos e veja de perto como a arte pode mudar vidas.